PT EN

POSTO ADMINISTRATIVO DE CHIPERA JÁ TEM ENERGIA ELÉCTRICA

O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou hoje a mini Central Fotovoltaica de energia eléctrica no Posto Administrativo de Chipera, Distrito de Marávia em Tete.

A rede eléctrica que já beneficia 200 clientes, resulta de um investimento de cerca de 87 milhões de meticais provenientes do Orçamento do Estado e tem capacidade de gerar até 100 quilowatts de energia.

Dirigindo-se a população, momentos após acionar o botão de ligação da corrente eléctrica, o chefe de Estado fez referência a qualidade da infraestrutura, que facilita o aumento da capacidade de alimentação de acordo com a necessidade, tendo apelado a vigilância contra a vandalização e queimadas. “Temos de ficar atentos, finalmente temos energia e ela vem acompanhada de furo de água e de certeza vai atrair investidores de telefonia e de outras áreas ”, disse o Presidente.

A instalação desta infraestrutura enquadra-se na iniciativa presidencial de electrificar todas as sedes dos Postos Administrativos até o ano 2024.

Para o efeito o Governo, através do Ministério dos Recursos Minerais e Energia tem investido fundos próprios levando energia às comunidades através de sistemas dentro e fora da rede.

Outras notícias