PT EN

MINISTRO DOS RECURSOS MINERAIS E ENERGIA PARTICIPA NO FÓRUM DE NEGÓCIOS ALEMANHA ÁFRICA

O Fórum tem Lugar desde ontem 06/12 na Cidade Sul Africana de Sandton e tem o seu término amanhã 08/12 e é destinado a empresários alemães e africanos para o fomento de negócio entre os países e o reforço de parcerias económicas entre Alemanha e África.

Intervindo no painel sobre Matérias Primas e Oportunidades de Investimento em África, Carlos Zacarias fez referência aos diversos recursos e projectos de que o País dispõe reiterando a importância dos parceiros de cooperação para a viabilização dos mesmos. “ A Alemanha, desde os primórdios da independência nacional jogou um papel crucial na implementação de projectos estratégicos que contribuíram para o desenvolvimento de diferentes sectores em Moçambique assim como na formação de quadros moçambicanos por isso, pretendemos continuar com o seu apoio” disse o Ministro.

O governante considera crucial o apoio deste País em projectos que tenham em vista aumentar o conhecimento geológico de Moçambique, tendo convidado os empresário presentes no painel a investirem em projectos de desenvolvimento de minerais não metálicos para o uso na indústria local, através de tecnologia eficiente, segura e amiga do ambiente.

Uma das áreas a apostar é a monetização de gás natural no mercado doméstico para a produção de fertilizantes, combustíveis líquidos e geração de energia.

Fez referência ao projecto hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa de 1500 Megawatts, projecto da linha de transporte Alto Mulocue – Nacala de 360 Km a 400 KV, projecto de centrais solares e eólicas.

O fórum conta com a participação de membros do Governo e empresários alemães e africanos.

Outras notícias