PT EN

O PAíS DISPÕE DESDE HOJE DO PRIMEIRO LABORATÓRIO DE DOSIMETRIA

O Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Joaquim Zacarias, procedeu a inauguração no dia 02/03/2023 nas instalações da Agência Nacional de Energia Atômica ( ANEA) do laboratório de dosimetria.

Trata se do primeiro laboratório do gênero no país, e responde a uma das competências da ANEA que consiste em promover e garantir a utilização segura da tecnologia nuclear para fins pacíficos, em benefício da saúde humana, do ambiente, e do desenvolvimento econômica e social do país.

“Com este laboratório, estão criadas as condições para a realização da leitura de dosímetro individuais para monitoria do nível de radiação absorvida para os seres humanos, durante a jornada laboral em ambiente expostos a radiação ionizantes” disse o Ministro Carlos Zacarias após inauguração e visita ao laboratório

O governante referiu ainda que com a inauguração daquele laboratório, a ANEA vai passar a prestar estes serviços no país, contribuindo para a redução do tempo de espera para obtenção dos resultados de custos.

O laboratório de dosimetria foi financiado pelo Projecto de cooperação técnica da Agência Internacional de Energia Atômica ( AIEA), e irá servir para que os operadores de diversos ramos de actividades cumpram, na íntegra, com os requisitos referentes ao limite de dose plasmado no Regulamento de Protecção Radiológica e terem acesso a interpretação dos resultados e avaliação da dose por meio do relatório e ser emitido para cada leitura dosimetrica.

Estiveram presentes no evento, quadros do sector dos Recursos Minerais e Energia, representantes do MINEC, MDN, MTC e representante da AIEA

Outras notícias