PT EN

Carlos Zacarias exalta papel da mulher líder no MIREME e defende igualdade do gênero no sector

No seu discurso dirigido às representantes das funcionárias ocupando cargos de direcção no MIREME e nas instituições subordinadas e tuteladas, nomeadamente INP, ENH, EDM, FUNAE, INAMI, ANEA, HCB, ARENE e Museu Nacional de geologia, o Ministro dos Recursos Minerais e Energia reconheceu as habilidades que a mulheres têm estado a demostrar na execução de tarefas melindrosas que muitas vezes são exigidas no sector que dirige.

“Importa referir que o nosso sector possui vários projectos em implementação e muitos outros em fase de desenvolvimento sendo crucial o envolvimento de homens e mulheres. Vocês são líderes e têm um papel crucial para que estes

projectos sejam cabalmente cumpridos e queremos continuar com a vossa prestigiada dedicação”, disse Zacarias.

No encontro, organizado pelo MIREME com o apoio da USAID, no âmbito das festividades do mês da mulher que se celebra este ano sob o lema Inclusão Digital Inovação e Tecnologia na Promoção da Igualdade de Gênero, Carlos Zacarias reconheceu o aumento gradual de mulheres em posição de liderança no sector, tendo ressalvado, no entanto, um longo caminho por percorrer rumo a equidade.

” No nosso sector, a nível do Ministério continuaremos a incentivar que mais oportunidades sejam dadas às mulheres através da formação acadêmica e técnico profissional para que possam progredir na carreira”, apontou.

O dirigente referiu ainda que neste momento o MIREME está a finalizar a elaboração da estratégia de gênero cujo o objectivo é assegurar a integração da abordagem de gênero em todos os sub-sectores, além de contribuir para a redução das desigualdades de oportunidade entre mulheres e homens.

No encontro, as representantes das mulheres líderes no sector dos Recursos Minerais e Energia debateram, em mesa redonda, temas sobre como garantir que as mulheres no sector não sejam deixadas para trás devido a falta de conhecimento tecnológico. Foi ainda discutido o tema sobre a promoção da inovação e inclusão das mulheres no sector incluindo as mulheres que actuam ao nível das províncias e distritos.

Intervindo após os debates Helen Pataki, representante da USAID em Moçambique, fez referência ao apoio que a instituição tem prestado ao sector de energia, nos últimos 5 anos com vista a promover a participação e liderança da mulher

No fim do encontro, que se pretende que seja regular, ficou o compromisso de se criar uma plataforma comum de promoção de capacitação bem como o ambiente e mecanismos necessários para que outras mulheres tenham mais oportunidades no sector.

Outras notícias