PT EN

ENERGIA ESTÁ A IMPULSIONAR O DESENVOLVIMENTO EM CABO DELGADO SEGUNDO ANTÓNIO SAÍDE

O Vice Ministro dos Recursos Minerais e Energia fez esta afirmação durante a abertura do painel na conferência sobre energia e indústria na cidade de Pemba.

Saíde abordou a diversificação da matriz energética, Transição Energética, a visão do sector no desenvolvimento do país, fez referência ao quadro legal, bem como, o desempenho do sector mineiro-energético em Cabo Delegado.

A província tem registado crescimento da taxa de acesso à energia fixado em 25.4%, estando todas as 17 sedes distritais ligadas à Rede Eléctrica Nacional, incluindo 68 Localidades e 138 aldeias.

Tal, resulta da implementação de vários programas no âmbito da estratégia nacional de eletrificação, que têm impulsionado o desenvolvimento dos sectores da agricultura, turismo e da indústria.

“Estamos também a electrificar infraestruturas sociais como escolas, centros de saúde, e a estabelecer sistemas de bombeamento de água através de painéis solares, com impacto visível nas condições de vida das comunidades, e directamente na vida da mulher, crianças e jovens” disse o governante.

Antônio Saíde disse, no entanto, que esforços do governo continuam no sentido de diversificar a matriz energética, para garantir a continuidade dos projectos de eletrificação de forma sustentável.

“Num contexto de Transição Energética Queremos por exemplo que o gás da Bacia do Rovuma, tal como acontece na Bacia de Moçambique, desenvolva o mercado interno, contribuindo para a industrialização do país, bem assim reforçar a posição do país na região como fornecedor de energia” afirmou , acrescentando que o plano Director do gás já trás directrizes de industrialização do país, com base no gás.

A conferência de Cabo Delgado reuniu especialistas do sector e contou com a abertura do primeiro-ministro Adriano Maleiane.

Outras notícias