O Presidente da República, Filipe Nyusi, no uso das suas competências, nomeou no dia 03 de Março do ano em curso, Carlos Joaquim Zacarias, para o cargo de Ministro dos Recursos Minerais e Energia, em substituição do Ernesto Max Tonela, que passa a ocupar a pasta da Economia e Finanças.
No acto da tomada de posse que contou com a presença do novo Primeiro Ministro, Adriano Maleiane, e outros Ministros empossados, o Presidente da República exigiu aos novos membros do governo foco e concentração no trabalho, com vista ao aumento da produção e produtividade, para a melhoria de vida da população.
Dirigindo-se ao novo Ministro dos Recursos Minerais e Energia, o Presidente da República sublinhou a necessidade do alcance ao acesso universal à eletricidade, alargando a rede eléctrica a todos os Postos Administrativos e Localidades.
Após a tomada de posse, teve lugar no Gabinete do Ministro a cerimónia de entrega de pasta cujo o acto foi testemunhado pelos membros do Conselho Consultivo, titulares das instituições Subordinadas e Tuteladas.
Na ocasião, Max Tonela, agradeceu o apoio prestado durante o período que dirigiu o Ministério dos Recursos Minerais e Energia, e apontou alguns desafios para o sector, nomeadamente, a viabilização da linha Temane-Maputo, o programa de leilões que vai permitir o desenvolvimento de novos projectos na área de energias renováveis a