PT EN

O país vai exportar gás natural liquefeito ainda este ano

A garantia foi dada pelo Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarías, na abertura do VII Conselho Coordenador do pelouro, que decorre na Província de Gaza, Distrito de Bilene, que hoje teve início e o seu término previsto para amanhã.

O Ministro disse que o presente ano deve ser marcado, entre outros, pelo início, pela primeira vez em Moçambique, da produção e exportação de Gás Natural Liquefeito, através do Projecto Coral Sul FLNG, bem como pelo fecho do Sexto concurso para novas áreas de hidrocarbonetos.

O Ministro assegurou ainda o cumprimento do acesso universal à energia para todos até 2030, através da electrificação dos Postos Administrativos ao longo do país, com recurso a rede eléctrica nacional e sistema isolado.

Acrescentou que na área de minas notou com satisfação o aumento do registo da produção do ouro para 800 quilogramas no ano passado, um nível máximo desde a independência nacional apelando os responsáveis da área a prosseguirem com acções de rastreio e fiscalização junto dos operadores, para maior captação do produto e impostos.

Outras notícias