PT EN

POTENCIAL GEOLÓGICO-MINEIRO em exposição em Nampula

A Cidade de Nampula, acolhe de hoje até o dia 23 de Setembro a 5a Edição da Feira Anual de Gemas designada FAGENA.

Sob o lema “Assegurando a Transparência na Exploração e Valoração de Gemas”, a feira foi aberta pelo Secretário de Estado na Província de Nampula, Jaime Neto.

Na sua intervenção o governante descreveu a feira como principal montra de metais preciosos, semi preciosos e gemas extraídos e comercializados em Moçambique, onde a Província de Nampula, pela sua localização geográfica, destaca-se a nível nacional, como principal centro de comercialização de minerais.

Por seu turno, Manuel Rodrigues, Governador da Província de Nampula referiu que aquele espaço deve servir de reflexão para a formalização da actividade mineira e que contribua para a legalização da compra e venda de produtos mineiros.

Em representação do Ministério dos Recursos Minerais e Energia ( MIREME) Antônio Manda, Secretário Permanente do MIREME disse que o sector está empenhado em legalizar a mineração artesanal, através da formalização destes em Associações e cooperativas, para que possam operar legalmente e por via disso entram nas estatísticas do país, para que possamos prever a nossa contribuição para o Produto Interno Bruto ( PIB) e a contribuição deste subsector dos recursos minerais.

” O Sector realizou recentemente o senso de mineradores artesanais, um instrumento que dentre outros aspectos visa desenhar políticas para a formalização da mineração artesanal” disse Antônio Manda.

Durante o evento, os governantes visitaram a exposição e interagiram com os expositores.

Participam da cerimônia quadros do sector, governantes a nível central, Distrital e diversos intervenientes da cadeia de minerais sólidos.

Outras notícias