PT EN

GOVERNO CONCESSIONA ÁREA PARA PESQUISA E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO

A concessão foi cedida hoje a empresa Chinesa CNOOC, as área localizadas na Bacia Sedimentares de Angoche e Save,vencedora do 6o Concurso público para Concessão de Áreas para Pesquisa e Produção de Hidrocarbonetos, lançado pelo governo em 2021 cuja a assinatura dos contratos teve lugar hoje em Maputo.
Falando momentos depois da assinatura dos respectivos contratos, o Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias disse que para o governo o acto representa um enorme sucesso no cumprimento do Programa Quinquenal do Governo 2020-2024, referente ao Sector dos Recursos Minerais e Energia.
Segundo o governante, com a assinatura do contrato, a CNOOC fica habilitada a realizar operações petrolíferas e realizar um programa de trabalho de pesquisa intensa, que contempla a aquisição de 2600 km2 de sísmica 3D e a abertura de um mínimo de 4 poços em águas profundas que poderá potenciar com a descoberta de mais recursos petrolíferos no país.
Sem especificar número, Zacarias disse que com a implementação dos contratos, prevê -se ainda a contratação de mão – de – obra não especializada, nesta primeira fase de pesquisa assim como bens e serviços, formação de técnicos nacionais e capacitação institucional das entidades moçambicanas ligados ao sector petrolífero.
Recomendou a CNOOC a cumprir com o programa de trabalho estabelecido no contrato de concessão, observando sempre a legislação petrolífera e conexa em vigor, particularmente a legislação ambiental.
Participaram do evento, membros do Conselho Consultivo do MIREME, quadros e titulares das instituições Tuteladas, Embaixador da China e representantes da CNOOC.

Outras notícias