PT EN

ILHA DE BAZARUTO LIGADA Á ENERGIA ELÉCTRICA.

O Posto Administrativo de Bazaruto, Distrito de Inhassoro na Província de Inhambane já dispõe de energia eléctrica, ligada através de sistema fotovoltaico cuja a inauguração foi orientada pelo Chefe do Estado, Filipe Nyusi. Na sua intervenção o Presidente da República contextualizou o Programa de electrificação dos Postos Administrativos que desde o seu início em 2020 registou progressos significativos para a Província de Inhambane, prevendo a sua conclusão para breve, de acordo com o programa estabelecido pelo governo.
O Estadista moçambicano descreveu a situação que se vivia na Ilha de Bazaruto antes da chegada de energia eléctrica, na qual os operadores turísticos dependiam do combustível, com impacto negativo ao meio ambiente, implicando custos operacionais elevados, tanto pela via de preço assim como no respectivo transporte do continente para a ilha. Por isso considera que o sistema de Mini-rede baseado em painéis solares, com uma capacidade central de 200kWp e uma capacidade de armazenamento de 900kWp, vai garantir a sustentabilidade económica e ambiental no fornecimento de energia á longo prazo na aquela parcela do país.
Para Filipe Nyusi, sendo Bazaruto uma das jóias da coroa do turismo em Moçambique, em particular para Inhambane, onde impera a conservação da Biodiversidade, com a chegada da rede eléctrica, servirá para inspirar empresários para agarrarem outras oportunidades de investimentos e outras actividades de fornecimento de bens para o consumo da população.
Exortou a população de Bazaruto a serem vigilantes e a conservarem o empreendimento, pois a sua vandalização, pode impedir o progresso e o bem estar dos moçambicanos e das futuras gerações.
Actualmente foram efectuadas 300 ligações, de entre elas, edifícios administrativos, Centros de Saúde, Posto Policial, estabelecimentos comerciais, incluindo a montagem de um sistema de abastecimento de água que abastece, até o momento cerca de 278 resistentes.

Outras notícias