PT EN

MIREME LANÇA MAIOR FEIRA DE GEMAS E METAIS PRECIOSOS DO PAÍS.

Com objectivo de promover o potencial geológico-mireiro que o país dispõe, resultante da mineração corporativa e de pequena escala, bem como estabelecer oportunidade para comercialização legal de produtos mineiros, o Ministério dos Recursos Minerais e Energia ( MIREME) e parceiros lançaram a sexta edição da Feira Anual de Gemas (FAGENA), a ter lugar de 24 a 26 de Outubro na Cidade de Nacala-Porto, Província de Nampula.
sob o lema:”FAGENA um catalizador para a redução do contrabando de gemas e metais preciosos” o encontro servirá também para proporcionar interação entre comerciantes, compradores e geocientistas.
Falando em representação do Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, Luísa Mahocha, Directora Nacional de Geologia e Minas disse que a FAGENA enquadra-se na política de promoção de investimentos, através de parcerias público privado, com uma visão estratégica assente na redução do contrabando de gemas e metais preciosos.
Daí que Luísa Mahocha mostrou-se expectante que a feira seja um espaço que crie condições para mais atração de investimentos para o país.
Na ocasião, a Montepuez Roby Mining procedeu a entrega de 11, 87 gramas de coleção de amostras de rubis de várias cores e qualidade e tamanho ao MIREME, que será entregue ao Museu Nacional de Geologia, para que os utentes daquela instituição possam compreender sobre gemas
Participaram do lançamento da VI edição da FAGENA, membros do Conselho Consultivo do MIREME, quadros das diversas Unidades Orgânicas e instituições Subordinadas e Tuteladas e diversos intervenientes da cadeia de minerais sólidos.

Outras notícias