PT EN

EXPORTAÇÃO DE GÁS NATURAL LIQUEFEITO ELEVA O PATAMAR DA CONFIANÇA DE MOÇAMBIQUE” PALAVRAS DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, FILIPE NYUSI

O Chefe de Estado, falou ontem , 23/11, na cerimónia de inauguração do empreendimento Coral Sul FLNG, em Cabo Delgado, tendo acrescentado que Moçambique tornou-se exportador de gás numa altura em que o mundo vive a era da transição energética.

Após inaugurar a infraestrutura implantada em alto mar ao largo da Bacia do Rovuma, o Presidente da República percorreu as áreas de produção e processamento, a sala de controle, onde obteve explicação de jovens moçambicanos alocados ao Projecto, sobre o funcionamento de cada uma das componentes.

Já em terra, na sua mensagem de inauguração, na cerimônia que contou com vários convidados nacionais e estrangeiros, o Chefe de Estado disse que “a partir de hoje ficam dissipadas as dúvidas relacionadas com a capacidade que os nossos recursos apontam” indicando que até 2050 Moçambique poderá ser um dos maiores produtores e exportadores de GNL.

O empreendimento Coral Sul FLNG foi construído no âmbito do Projecto Coral South FLNG, em desenvolvimento na Bacia do Rovuma, cuja produção e exportação do gás natural liquefeito iniciou em Novembro corrente. “ hoje com plena certeza afirmo que a escolha de tecnologia foi acertada”

A instalação tem capacidade para produção de 3.4 milhões de toneladas de pés cúbicos de gás por ano.

Outras notícias