PT EN

PRESIDENTE DA REPÚBLICA ANUNCIA INÍCIO DE EXPORTAÇÃO DE GNL

O Presidente da República Filipe Jacinto Nyusi anunciou, hoje, 13/11, o início da exportação de Gás Natural Liquefeito (GNL), produzido na Bacia do Rovuma, em Moçambique, pelo Projecto Coral South FLNG com a partida do primeiro carregamento da instalação Coral Sul FLNG, localizada no Campo de gás Coral, na Bacia do Rovuma.

“Hoje, Moçambique entra para os anais da história mundial como um dos países exportadores de gás natural liquefeito, que além de representar uma fonte alternativa de fornecimento, contribui em larga medida para a segurança energética nos países de maior consumo” disse Nyusi na sua comunicação a Nação.

De acordo com o Chefe de Estado, a realização deste empreendimento internacional é sinal do reconhecimento, pelo mercado, de que Moçambique oferece um ambiente estável, transparente e previsível para a realização de investimentos multimilionários, onde sobressalta a alta tecnologia com o intuito de monetizar recursos numa fase de transição energética.

Apesar dos ganhos que este projecto trará para o país, por meio de receitas fiscais por via de impostos sobre a produção, da partilha de lucros e da tributação, o chefe de Estado apela aos moçambicanos que não tomem a exploração de gás como a única e maior solução para o projecto de desenvolver Moçambique. “Devem manter e aumentar intensivamente a produção e a produtividade, nas nossas actividades tradicionais, como agricultura, pesca, turismo, projectos de geração de energia, dentre outras” mencionou o chefe de Estado.

O Projeto Coral South FLNG foi aprovado pelo Governo de Moçambique em 2016 e a Decisão Final de Investimento foi tomada em 2017. As actividades de concepção e construção da instalação iniciaram em 2018, na Coreia do Sul, tendo as autoridades moçambicanas acompanhado e apoiado todas as fases, incluindo a execução de furos de produção em águas ultraprofundas no país, até a chegada da instalação em território nacional em Janeiro de 2022.

A Eni é a Operadora Delegada das operações offshore da Área 4, em parceria com ExxonMobil, ENH, CNPC, GALP e KOGAS.

Outras notícias