O Governo de Moçambique, através do Ministério dos Recursos Minerias e Energia deu hoje mais um passo firme rumo à consolidação do seu papel estratégico como corredor energético da África Austral, com a assinatura de dois memorandos de entendimento com a República da Zâmbia e a República do Zimbabwe.
Com a Zâmbia, o acordo prevê a construção de um gasoduto entre a cidade da Beira (Moçambique) e Ndola (Zâmbia), com capacidade para transportar 3,5 milhões de toneladas métricas de combustíveis por ano. Esta infraestrutura garantirá um fornecimento mais estável e eficiente ao mercado zambiano, ao mesmo tempo irá dinamizar o Porto da Beira, criando empregos e promovendo o crescimento económico local.
Já com o Zimbabwe, o memorando visa reforçar a cooperação no fornecimento, geração e transmissão de energia eléctrica, além de facilitar o comércio e desenvolvimento de infraestrutura de combustíveis. Este acordo cria as condições necessárias para apoiar o crescimento industrial do Zimbabwe e fortalecer a integração energética regional.
Ambas as iniciativas estão alinhadas com os objetivos da SADC para a integração económica, industrialização e segurança energética, e representam a visão conjunta de desenvolvimento sustentável e interdependente entre os países da região.
Os acordos foram assinados durante a 11a Edição da Conferência de Minas e Energia (MMEC) que decorre em Maputo de 7 a 8 de Maio de 2025.

No dia Internacional da Função Pública Jorge Daudo, insta aos funcionários do sector a construírem instituições mais ágeis, resilientes e centrados no bem servir ao cidadão
Celebrou-se ontem, 23 de Junho, o dia Internacional da Função Pública sob lema: “Melhorar a Agilidade e Resiliência das Instituições…
Ler mais