Maputo, 8 de Maio de 2025 – Luísa Mahocha participou esta quinta-feira, na Sessão 8 da conferência MMEC 2025 que debateu Parques Industriais e Corredores de Infraestruturas para Promover o Crescimento do Sector de Mineração e Energia”, onde destacou a importância estratégica do investimento em infraestruturas integradas como factor-chave para impulsionar o valor acrescentado aos recursos minerais do país.
Durante a sua intervenção, a Directora sublinhou que a localização remota de muitos depósitos minerais em Moçambique representa um desafio logístico para o escoamento da matéria-prima. Neste sentido, a criação de parques industriais e o reforço dos corredores rodoviários e ferroviários são considerados essenciais para garantir a sua ligação eficiente aos portos e centros de processamento.
“A nossa visão é planificar para o futuro. Apostar em parques industriais significa criar condições para a partilha de infraestruturas energéticas, tecnológicas e logísticas, reduzindo custos de produção e completando a cadeia de valor da indústria extractiva”, afirmou Luísa Mahocha. Acrescentou ainda que, do ponto de vista legal, o sector tem vindo a incluir, nas revisões legislativas em curso, disposições que incentivam a partilha de infraestruturas nos locais onde ocorrem os recursos.
Mahocha destacou igualmente que a Lei de Minas deve prever a obrigatoriedade de canalizar uma percentagem da produção para o consumo interno, reforçando a necessidade de promover o beneficiamento local dos minerais. “Se os minerais forem encaminhados para parques industriais localizados estrategicamente, estaremos a criar valor, a dinamizar economias locais e a reduzir a dependência da exportação de produtos em bruto”, frisou.
Considera que a aposta em políticas que fomentem a transformação interna dos recursos “é uma via segura para garantir maior competitividade do sector mineiro nacional” e sustentabilidade para as comunidades que convivem com a actividade extractiva.
A sessão contou com diversos intervenientes nacionais e internacionais, e explorou temas como financiamento de infraestruturas por via de Parcerias Público-Privadas, descarbonização dos sistemas de transporte, e desenvolvimento de redes logísticas e de armazenamento que sustentem o crescimento integrado dos sectores de mineração e energia em Moçambique.

No dia Internacional da Função Pública Jorge Daudo, insta aos funcionários do sector a construírem instituições mais ágeis, resilientes e centrados no bem servir ao cidadão
Celebrou-se ontem, 23 de Junho, o dia Internacional da Função Pública sob lema: “Melhorar a Agilidade e Resiliência das Instituições…
Ler mais