Este sentimento foi partilhado hoje em Maputo pelo Secretário Permanente do Ministério dos Recursos Minerais e Energia durante a abertura da Cimeira das Mulheres na Energia Limpa e Acção Climática, promovido pela Grança Machel TRUST ( GMT) que juntou diversos intervenientes do sector de energia.
António Manda que falava em representação do Ministro do pelouro, partilhou as ações que o MIREME tem realizado no âmbito da Estratégia do Gênero garantindo a integração da mulher em todos os subsectores, o que tem contribuido activamente para a redução das desigualdade de oportunidade.
Fez referência ao número significativo de mulheres que lideram empresas que impulsionam projectos comunitários de energia acrescentando, no entanto, que mais deve ser feito.
“ A energia desempenha um papel impulsionador de relevo cujo avanço só foi possível com a participação activa das mulheres, em toda a cadeia de valor e tudo cintinuaremos a fazer para impulsionar esta integração ”, disse.
Descreveu as acções em curso com vista ao acesso universal a energia até 2030, nomeadamente, o Programa “Energia Para Todos” que comporta a expansão e densificação da Rede Eléctrica Nacional, implementação de mini-rede e de sistema solares autónomos, constituindo, este último, oportunidade para mais envolvimento de mulheres.