PT EN

O sector mineiro deve gerar riqueza e emprego para moçambicanos

A afirmação é de Jorge Daudo, Secretário do Estado de Minas, durante a abertura, hoje, na Cidade de Nampula, da VII edição da Feira Anual de Gemas (FAGEMA) organizado pelo Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME).

Daudo considera haver condições para que o sector mineiro gere riqueza e emprego para moçambicanos, respeitando, contudo, o meio ambiente e acrescentando valor aos recursos dentro do país.

Para a concretização deste desiderato, o responsável pela área mineira disse que o sector está a rever o seu quadro jurídico-legal para, entre outros, reforçar a transparência, a rastreabilidade e a industrialização local.

“O nosso objectivo é claro: combater o secretismo, garantir a cadeia de valor, assegurar a tributação justa e promover o aumento de ganhos com uso de recursos e meios sustentáveis de extracção e processamento” disse.

Na sua intervenção, descreveu a importância da FAGEMA, que para além da exposição de metais preciosos e gemas, constitui um fórum de debate técnico científico e empresarial e inclui uma exposição de produtos minerais.

À margem da cerimónia, o Secretário do Estado de Minas reuniu-se em separado com a Autoridade Tributária da Delegação de Nampula e com os titulares mineiros, cooperativas mineiras e associações mineiras, com vista a auscultá-los e reforçar a coordenação institucional.

Outras notícias