Moçambique e Argélia formalizaram hoje (16.10.2025) em Maputo, a sua cooperação com a assinatura de quatro importantes instrumentos, abrangendo as áreas de hidrocarbonetos, energia e saúde, visando o desenvolvimento económico mútuo.
Na área dos Recursos Minerais e Energia, a cooperação entre as duas empresas estatais nomeadamente: Empresa Nacional de Hidrocarbonetos – ENH (Moçambique) e SONATRACH (Argélia) permitirá à ENH ganhar experiência em toda a cadeia de valor do petróleo e gás, incluindo pesquisa, produção e serviços como sísmica, perfuração, operação e manutenção. O objectivo imediato para Moçambique é expandir a rede de distribuição de gás natural para consumo doméstico e desenvolver projectos industriais que consumam o gás dos projectos nacionais.
No sector de electricidade, uma Adenda ao Memorando de Entendimento de 2022 entre a Electricidade de Moçambique (EDM) e a contraparte argelina vai impulsionar a cooperação na produção, desenvolvimento de competências técnicas, modernização de centrais e o estabelecimento de um parque industrial para produção de materiais e equipamentos eléctricos.
Na saúde, o Memorando entre a farmacêutica Saidal e a Autoridade Reguladora de Medicamentos de Moçambique prevê a transferência de tecnologia e cooperação técnica na formação de quadros, beneficiando directamente o sistema de saúde nacional.
O acordo entre a CTA (Moçambique) e a CREA (Argélia) vai promover a troca de informações sobre oportunidades de negócios, investimentos e alianças estratégicas.
“Acabamos de testemunhar a assinatura de quatro importantes instrumentos de cooperação entre Moçambique e Argélia que vão permitir a cooperação nos vários domínios em prol do desenvolvimento económico de ambos países.” disse, Estevão Tomás Rafael Pale, Ministro dos Recursos Minerais e Energia.
Destacou ainda que “há acções concretas e urgentes, nomeadamente a necessidade de Moçambique em expandir a rede de distribuição de gás natural para o consumo doméstico e o Desenvolvimento de projectos industriais a base do Gás Natural para que possamos consumir mais Gás advindo dos projectos em desenvolvimento no nosso país.
Na sua intervenção, Mourad Adjal, Ministro da Energia e das Energias Renováveis da Argélia manifestou a expectativa em receber trabalhadores moçambicanos para formação em áreas como energia junto à Sonelgaz.
“Esperamos trabalhadores, provenientes de Moçambique na Argélia para formação ao nível da Sonelgaz na área de energia”.
