PT EN

Cerimónia de Lançamento da 1ª Pedra da Central Solar de Tetereane

O Ministro dos Recursos Minerais e Energia, S. Excia Ernesto Max Tonela, dirigiu, esta manhã, dia 10 de Junho de 2021, a Cerimónia de Lançamento da Primeira Pedra da Central Solar de Tetereane, um Projecto avaliado em USD 32 milhões, que visa aumentar a produção de energia para a crescente demanda das necessidades de desenvolvimento social e económico do País.

Localizado no Bairro Tetereane, na Cidade de Cuamba, Província de Niassa, a futura Central Solar integra um sistema de energia limpa com capacidade de 15 Megawatts (MW) e um sistema de armazenamento de energia em baterias de 6 Megawatts/Hora (MWh).

Este sistema de armazenamento de energias em baterias, o primeiro a ser construído no País, permitirá o incremento da qualidade de energia eléctrica nas horas de pico.

O Projecto prevê, ainda, a construção de duas linhas de média tensão de cerca de 450 metros, à 33 kV, entre a Central Solar de Tetereane e a Subestação de Cuamba, bem como obras de reforço da Subestação de Cuamba e a implantação de um Transformador com a capacidade de 16 MVA. 

A construção da Central Solar de Tetereane, viabilizada pela parceria público-privada entre a Electricidade de Moçambique, E.P. (EDM), a Globeleq e a Source Energia, representa um marco significativo rumo a um futuro de energias limpas.

Na ocasião, o PCA da EDM, Eng. Marcelino Gildo Alberto, enfatizou o compromisso da EDM de contínua aposta na diversificação da matriz energética, com base nos recursos abundantes no País, visando a geração de energias limpas e renováveis para o alcance mais célere do objectivo de acesso universal de energia para os moçambicanos, até ao ano 2030.

O Director da Globeleq Moçambique, Samir Salé, comentou, por seu turno, que o “projecto de Cuamba é pioneiro para o futuro armazenamento de energia em escala de serviço público em Moçambique e na região da África Austral. Estamos focados em contribuir para a segurança energética de longo prazo e no desenvolvimento do País.”

Para Pedro Coutinho, Administrador da Source Energia, “A Source está entusiasmada por ter alcançado este marco histórico para Moçambique e para província do Niassa. Reforçámos o compromisso de promover projectos de valor acrescentado para apoiar a visão do Governo de Moçambique no âmbito da estratégia do sector energético liderado pela EDM.”

Durante a construção desta Central Solar, em Cuamba, serão criados mais de 100 postos de trabalho durante a fase de construção e 10 na fase de operação.  

O Projecto inclui ainda um Plano de Desenvolvimento Comunitário que alocará 1% das suas receitas para apoiar o desenvolvimento do Município de Cuamba.

Outras notícias